Você sabe o que representa o janeiro branco?
É o mês da conscientização para os cuidados com a saúde mental. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde não é ausência de doença. O conceito de saúde é bem mais amplo e holístico. Antes de conceitualizar o termo saúde, preciso que você responda às seguintes perguntas:
Como você se encontra neste exato momento?
Quais aspectos você levou em consideração para definir o seu bem estar?
Então vamos lá, quando falamos em saúde precisamos ter o olhar global, ou seja, compreender-se a partir de um todo. Somos seres biopsicossocial e espiritual, portanto estar saudável pressupõe que haja cuidados nesses pilares que norteiam o bem estar.
Não somos seres perfeitos nem quero afirmar que devemos viver no equilíbrio da vida, pois isso seria utópico. Precisamos nos desequilibrar para reequilibrar e assim é o ciclo da vida. Ora iremos nos envolver mais com determinadas atividades, ora em outras. Isso é natural!
Você já pensou em cuidar da sua mente, começando pelo autoconhecimento? Vamos fazer um exercício, neste momento. Responda:
Quem é você?
Quais os seus pontos fortes?
O que você precisa melhorar?
Quais as suas estratégias/soluções para a mudança?
Como foi a experiência de olhar para dentro de si e observar novas possibilidades? Tudo isso é trabalhado no acompanhamento psicológico. Podemos sim, procurar especialistas na área para aprofundar as questões pessoais. Cuidar-se preventivamente, explorando o que há de melhor em você e ressignificar conteúdos internos faz com que possamos olhar a vida de forma diferente, ou seja, com mais possibilidades de ser quem realmente você deseja. O descarte de crenças limitantes também é praticado em processo terapêutico, por meio da ferramenta da racionalização. Nossa mente muitas vezes funciona “carregando” pensamentos disfuncionais. A psicoterapia ajuda a eliminar esses pensamentos e focar nas vivências reais.
Devemos cuidar da nossa mente para uma melhor qualidade de vida. Tenho visto pessoas mudando hábitos em relação a alimentação, praticando atividades físicas, valorizando mais suas relações sociais, agradecendo a vida. Isso é excelente! Mas onde fica os cuidados com as emoções? Podemos gerenciar nossos sentimentos? Somos o país mais ansioso do mundo. Será que essa primeira colocação é algo bom para a convivência humana? Precisamos falar também da depressão, que vem “assombrando” lares cada vez com mais frequência, desestruturando relações e alterando dinâmicas familiares.
Portanto esse mês representa a possibilidade de iniciar o ano de forma mais consciente consigo. Trabalhar a mente é fantástico! Quando cuidamos das nossas questões internas todos os outros setores da nossa vida são afetados de forma positiva, pois quando estamos bem conosco, há fortes indicadores para o bem estar físico, social e espiritual.
Imagem por Denys Nevozhai on Unsplash