Mindfulness é uma técnica de relaxamento muito utilizada para ampliar a consciência do Eu. Sabemos que somos corpo e mente e para que possamos gerenciar nossas questões internas precisamos nos conhecer.
O autoconhecimento acontece quando nós desaceleramos e temos momentos de escuta interior. Vivemos em um mundo que exige rapidez e produtividade. Temos múltiplas atividades e somos levados por correntes muito fortes que nos impede de enxergar as nossas questões pessoais. Nosso corpo fala, nossa mente grita, mas muitas vezes não damos a devida atenção para nós mesmos. Apenas tomamos providência de cuidar da saúde quando sentimos dores físicas ou emocionais.
Mindfulness é uma mudança de hábito, uma nova proposta de vida, ou seja, é disponibilizar um pequeno tempo do seu dia para observar-se. É poder contemplar o belo, o cheiro de uma flor, o nascer do sol, a chuva que cai, o alimento que ingeri. Mindfulness é poder sentir a respiração, os batimentos cardíacos, a sua temperatura pelo exercício do silêncio.
Pesquisas comprovam que o exercício diário dessa prática altera o funcionamento cerebral proporcionando mais tranquilidade e calmaria em suas relações. A prática de mindfulness possibilita o gerenciamento das emoções pois amplia campos perceptivos, que são ativados no córtex pré-frontal diminuindo assim a liberação do hormônio do estresse (cortisol) em seu corpo.
Para muitas pessoas essa prática tão simples de apenas parar por alguns minutos é muito difícil e incomoda, pois, não foram educados a desacelerar. Tenho recebido alguns relatos de pessoas pontuando que no início dessa atividade não conseguiam se entregar por inteiro, pois pensamentos apareciam com muita força ao ponto de impedir a conclusão do exercício. No decorrer dessa prática diária, ou seja, quando transformado em hábito a qualidade desse tempo tornou-se bem melhor. A técnica de deixar pensamento ir e vir, validando apenas o aqui e agora é importante e só há respostas significativas dos ganhos dessa atividade se houve o compromisso da prática de forma sistemática. Portanto é um compromisso consigo mesmo de autocuidado para enfrentar as diversidades de uma vida tão cheia de surpresas.
Exercite mindfulness e tenha uma vida mais leve!
Fonte da imagem:
https://www.mindful.org/meditation/mindfulness-getting-started/